Mestrado

Mestrado

Proposta

O Curso de Mestrado tem a duração de 24 meses. Suas disciplinas distribuem-se em três núcleos: o núcleo de disciplinas obrigatórias letivas, o núcleo de disciplinas obrigatórias de pesquisa/orientação e docência e o núcleo de disciplinas eletivas.

1 - Núcleo de Disciplinas Obrigatórias Letivas

Constituído por três disciplinas (cada uma de 3 créditos), cuja característica mais importante é a de serem concebidas como axiais, ou seja, como constituídas do modo mais dessubstancializado possível em termos de conteúdo temático, e transmitindo o mais possível os eixos e as diretrizes estruturantes do discurso psicanalítico. Assim, são as seguintes as três obrigatórias deste núcleo:

1.1. Seminário Teórico-Clínico em Psicanálise - na qual abordam-se os principais eixos teóricos da Psicanálise, procurando relacioná-los com os temas e questões de pesquisa dos projetos de dissertação da turma específica que se constitui a cada ano. O recorte temático varia de acordo com as propostas do docente em cada turma, levando em conta aspectos e interesses de estudo e pesquisa da turma, mas sempre dentro do escopo dos principais conceitos da psicanálise. Esta disciplina é regularmente oferecida no primeiro semestre de cada ano, e portanto integra obrigatoriamente o primeiro semestre do curso de cada mestrando.

1.2. Metodologia da Pesquisa em Psicanálise - na qual a relação da Psicanálise com o campo científico é o eixo principal da ementa, procurando-se situar o estatuto da psicanálise entre diferentes campos do saber, científicos e não científicos, evidenciando suas particularidades metodológicas. Nesse sentido, destaca-se o modo próprio de se fazer pesquisa em psicanálise, o lugar da clínica na pesquisa, o lugar do pesquisador em sua relação com o do operador da experiência psicanalítica. Trata-se de transmitir aos mestrandos a exigência de rigor metodológico na pesquisa, respeitando-se sempre as peculiaridades e especificidades do campo da psicanálise na determinação deste rigor, ao invés de sua redução a critérios e parâmetros que, por mais que estejam em voga na comunidade científica contemporânea, particularmente marcada pela ausência ou pobreza de crítica epistemológica, mantém-se estranhos e inaplicáveis à psicanálise. Esta disciplina também é oferecida no primeiro semestre de cada ano.

1.3. Ética da Psicanálise - a terceira disciplina obrigatória temática do Curso de Mestrado aborda as questões que decorrem da direção ética da experiência psicanalítica, suas consequências na pesquisa e na atividade teórica. A psicanálise tem nos eixos do desejo e do gozo dois pilares determinantes da ação do sujeito do inconsciente. Isto implica uma dimensão ética do campo da psicanálise, indissociável de sua clínica, de sua atividade teórica, conceitual e política. Esta disciplina é oferecida no segundo semestre de cada ano, distribuindo-se assim, ao longo do primeiro ano de curso, estas três disciplinas obrigatórias dos mestrandos.

2 – Núcleo de Disciplinas Obrigatórias de Pesquisa/Orientação e Docência

No caso das disciplinas de pesquisa/orientação, estas são necessariamente efetivadas nos três primeiros semestres do curso. Elas são denominadas de Questões de Pesquisa I, II e III, que consistem, portanto, na orientação da dissertação e são feitas sempre com o orientador, podendo ser efetuadas de modo coletivo ou individual (ou alternadamente), a critério do orientador. A terceira delas, no terceiro semestre, coincide com outra disciplina obrigatória, porém sem créditos, intitulada Projeto de Dissertação, que é a preparação para o exame de qualificação. Uma vez qualificado o projeto, o mestrando ingressa na última disciplina obrigatória, também sem créditos, que é Elaboração de Dissertação, que se conclui com a defesa da dissertação.
No caso da disciplina de docência, todos os mestrandos devem cursar Programa de Estágio Docente.

3 – Núcleo de disciplinas Eletivas:

Nas disciplinas eletivas, de 2 créditos, prevalece o conteúdo sobre os eixos e coordenadas estruturais do discurso. Suas denominações, amplas e abertas, atestam isso: Questões Teórico-Clinicas da Psicanálise, Temas Cruciais da Psicanálise e Tópicos Especiais, nas quais cada docente oferece um aprofundamento sobre temas e questões que constituam seu objeto de investigação naquele momento, em função de suas próprias pesquisas. Os mestrandos elegem as disciplinas que mais se aproximem dos interesses derivados de suas pesquisas, devendo totalizar 10 créditos.

Histórico

Grade de horários com ementas das disciplinas oferecidas em:

Edital

Para consultar o edital, clique aqui

Inscrições

Tel./Fax: (21) 2334-0785 / 2334-0838 E-mail: pgpsa.uerj@gmail.com

Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar, sala 10.024 - bloco B Maracanã - CEP 20555-900 - Rio de Janeiro - RJ