Doutorado

Doutorado

Proposta

O Curso de Doutorado tem a duração de 48 meses. Suas disciplinas distribuem-se em três núcleos: o núcleo de disciplinas obrigatórias letivas, o núcleo de disciplinas obrigatórias de pesquisa/orientação e docência e o núcleo de disciplinas eletivas.

Núcleo de Disciplinas Obrigatórias Letivas

No Curso de Doutorado, estabelecemos quatro disciplinas obrigatórias, que são denominadas Seminários Avançados de Pesquisa e Clínica em Psicanálise I, II, III e IV, e são oferecidas e cursadas pelos doutorandos ao longo dos dois primeiros semestres do Curso. Cada uma dessas disciplinas aborda temas teórico-clínicos, sempre dentro do campo da Psicanálise (e não em campos conexos), de forma avançada, pressupondo que os doutorandos já tenham os alicerces conceituais fundamentais da psicanálise constituídos.

Núcleo de Disciplinas Obrigatórias de Pesquisa/Orientação e Docência

Ao longo dos quatro primeiros semestres do Curso, os alunos do Doutorado cumprem seus créditos obrigatórios de pesquisa/orientação, que são formalizados em quatro disciplinas sequenciais: Questões de Pesquisa Avançada I, II, III e IV, sempre com o seu orientador, de modo individual ou coletivo, ou alternadamente, a critério do orientador. Após o quarto semestre de orientação, o doutorando cursa Projeto de Tese, disciplina sem créditos associada ao exame de qualificação. Uma vez qualificado seu projeto, deste momento até o final o doutorando cursa Elaboração de Tese, disciplina também sem créditos que se conclui com a defesa da tese.

No caso das disciplinas de docência, todos os doutorandos também devem cursar uma disciplina Programa de Estágio Docente do Doutorado. No caso dos Doutorandos, a prática docente é conduzida sob supervisão direta do orientador, buscando já direcionar o estágio ao desenvolvimento de competências mais específicas de sujeitos que se encontram em um nível mais avançado de formação. A outra disciplina que entra neste rol, exclusiva do Doutorado, e também conduzida sob supervisão do orientador, é a Prática de Orientação em Pesquisa. Nesta disciplina, os doutorandos contribuem, junto a seu orientador, na orientação de outros alunos deste, em geral do Curso de Mestrado (mas não exclusivamente), que trabalhem em projetos que tenham alguma afinidade temática com a pesquisa de Doutorado do aluno desta disciplina, que passa assim a auxiliar na orientação.

Núcleo de Disciplinas Eletivas

Repete-se aqui a mesma lógica enunciada com relação às disciplinas eletivas no Mestrado, apenas mudando a nomenclatura: Aspectos Específicos da Psicanálise, Impasses Teórico Clínicos da Psicanálise e Temas de Psicanálise Avançada.

Nas disciplinas eletivas, de 2 créditos, prevalece o conteúdo sobre os eixos e coordenadas estruturais do discurso. Suas denominações, amplas e abertas, atestam isso: Aspectos Específicos da Psicanálise, Impasses Teórico Clínicos da Psicanálise e Temas de Psicanálise Avançada., nas quais cada docente oferece um aprofundamento sobre temas e questões que constituam seu objeto de investigação naquele momento, em função de suas próprias pesquisas. Os doutorandos elegem as disciplinas que mais se aproximem dos interesses derivados de suas pesquisas, devendo totalizar 8 créditos.

Histórico

Grade de horários com ementas das disciplinas oferecidas em:

Edital

Para consultar o edital, clique aqui

Inscrições

Tel./Fax: (21) 2334-0785 / 2334-0838 E-mail: pgpsa.uerj@gmail.com

Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar, sala 10.024 - bloco B Maracanã - CEP 20555-900 - Rio de Janeiro - RJ